Viver com base em expectativas não é saudável, especialmente quando elas não são suas. Sonhar não é problema, desde que seja seu este sonho. Quando penso nisso me vem logo à mente aquela velha frase: "A vida é sua, faça dela o que bem entender". Todo mundo já ouviu isso um dia, mas ela nem sempre é de todo verdade.
Quando nascemos, nossos pais depositam em nós suas expectativas, sonham com o nosso futuro e projetam isso em nós de tal forma que passamos a sonhar junto com eles, em ressonância. À medida em que crescemos e amadurecemos, passamos a ter nossos próprios ideais e metas, desvinculamo-nos aos poucos do que era considerado objetivo anteriormente. O grande problema é quando não conseguimos fazer isso; quando os ideais paternos encontram-se tão arraigados que, mesmo acreditando não ser esse o nosso desejo, acabamos por viver de acordo com os sonhos e expectativa dos outros por mero comodismo, para satisfazer aos outros e não a nós mesmos.
Não dá. Simplesmente não dá. A vida já é suficientemente complicada para abdicarmos das alegrias que ela proporciona em favor da felicidade alheia. Sonhe o seu sonho, tenha as suas expectativas, trace as suas metas, porque no final o arrependimento será seu. Você não é obrigado a dividir sua vida com ninguém além de consigo mesmo. Não faça o ato de se olhar no espelho maçante por enxergar do outro lado alguém completamente diferente do que você queria ser. Deixe que as suas falhas em conquistar o que deseja sejam reflexos de momentos que fogem ao seu controle e não por escolhas movidas pela satisfação alheia. Seja você, mas antes de tudo saiba quem você é.
E reforço: o conhecer a si mesmo caminha lado a lado com o saber o que se quer. Sempre que estiver a frente de uma decisão importante, não pare e pense "O que Fulano pensaria disso?", mas "É isso mesmo que eu quero?". E como saber o que se quer se nem ao menos se sabe quem é ou quem se quer ser?
Nenhum comentário:
Postar um comentário